quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O que um simples origami pode significar?



Hoje estava conversando com uma colega de sala, falávamos sobre origamis, mais precisamente sobre o garoto que mentiu para nós quando nos deu um dragão de três cabeças de origami, muito bonita a obra por sinal, mas o que o estragou foi que o dragão estava grampeado para firmar o papel, isso me deixou meio decepcionada, enfim, no momento em que minha colega pôs “pressão” no garoto para ensiná-la a fazer um, acabou por descobrir que não havia sido o mesmo que fizera a obra que nos deu com isso me veio à seguinte questão: ’ o que o origami é para as pessoas, o que ele realmente significa para elas?’ com essa pergunta em mente, eu e meus irmãos fomos perguntar a algumas pessoas que conhecemos que fazem origami ou gostem da arte, as respostas que obtivemos foram às seguintes:

-Nicolle: “Deixa eu ver o origami é uma coisa complexa de mais p/ mim e que quem faz do jeito certo e q entende como fazer e ou criar é um gênio e eu acho isso muito massa eu admiro muito quem consegue tipo sei lá como eu posso te explicar."

-Sophia: “Pra mim é nada porque eu só olho e acho bonito, na verdade eu não entendo nada kkkkk' nem aviãozinho de papel eu sei faze.”

-Daniel: “Pra mim o origami é uma arte, invejo quem sabe fazer bem um origami ^^”

-Gaby: “Ah são bem legais de fazer.”

-Caique: “Siguinifa nada pra mim eu nem sabia que tinha significado.”

-Juan: “Assim eu vejo mais pela pessoa que faz o origami do que por ele mesmo imagino que se eu tivesse de fazer um eu tentaria fazer o melhor possível então me dedicaria tem ,manobras difíceis, então exige disciplina pessoal por isso significam algo. Bom eu não sei dizer o que significam, mas sei que é muito mais do que apenas uma figura de papel.”

-Rah: “Nada.”

-Tatty: “A sei lá, eu gosto porque acho lindo e fofo sei lá qual seria o significado.”

-Danillo: “São legais, o origamista deposita muito tempo os fazendo e dedica-se pra que fique algo bonito, sem contar que cada origami tem um significado diferente.”

-Milena: “Calma , fé , paciência , amor... as vezes quando estou sozinha em casa fico olhando pros que tem no meu quarto... parece que me trazem soluções pros meus problemas .”

-Tamires: “São bonitos e tudo mais, mas são perda de tempo, não vejo lógica em ficar horas dobrando um pedaço de papel.”

-Yukito: “Para cada pessoa seus significado pode variar, pra mim são pequenos papeis que trazem diferentes mensagens, não são apenas figuras largadas por ai, são o fruto do esforço de alguém.”

-Yasmin: “Minha distração em horas vagas e acho que um aprendizado a mais.. eles são tão lindos *-*”


Essas foram algumas das respostas que conseguimos...
Danillo: A maioria não nos respondeu. =/
Yukito: Pois é, simplesmente ignoraram ...
        Enfim, com isso a única coisa que pude concluir é que a maioria das pessoas ou simplesmente acha que o origami é apenas uma figura bonitinha que serve só pra enfeite e matar tempo ou simplesmente não significa NADA.
         Mas nem tudo está perdido, há algumas nobres almas que concordam que é uma arte única e linda que rende varias horas de diversão, e satisfação ao ver que um simples pedaço de papel pode virar algo lindo e complexo como uma fênix, que o mesmo simples pedaço de papel pode virar desde um tsuru a um dragão de três cabeças.
         Cada origami tem um significado, conseqüentemente terá um significado diferente para as pessoas, mas toda a dedicação que é posta em um origami é simplesmente invejável, são horas dobrando uma folha, os olhos brilham ao ver aquele pedacinho de papel tomar uma forma diferente.
         Pra mim um simples origami pode mudar o dia de uma pessoa, ver aquela figura de papel pode arrancar sorrisos das mais frias pessoas, o origami pode fazer o que muitas pessoas e coisas não podem, ele pode trazer felicidade a uma pessoa de uma maneira que nenhuma outra coisa poderia, creio que uma das maiores satisfações de um origamista é quando ele faz um de seus origamis e ao presentear uma pessoa com ele recebe em troca um sorriso sincero e percebe que gostaram do seu trabalho que pôde deixar alguém feliz com isso.

         Quem não gosta dessa arte ou pensa que é perda de tempo, sinto muito, todos tem direito a uma opinião e a ter a mente fechada para alguns assuntos, mas realmente eu sugiro que abram suas mentes para essa arte linda, sei que não vão se decepcionar... ^^ 



Isto é apenas minha opinião....

Nenhum comentário:

Postar um comentário