terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Chinese knot (parte 2)



O nó chinês é um dos produtos artesanais mais conhecidos e populares em todo o mundo, ele é caracterizado por ser entrelaçado numa corda fina unida por diferentes nós, quando terminado o nó parece idêntico de ambas as partes, frontal e traseira, eles podem entrar em uma variedade de cores, tais como: dourado, verde, azul ou preto, porém a mais comumente usada é a cor vermelha, pois simboliza boa sorte e prosperidade. Cada um dos nós possui um nome específico, de acordo com sua forma e significado, como por exemplo "Ruyijie", o nó do desejo, "Panchangjie", nó da longevidade... todos expressam felicidade e boa sorte, refletindo antigas crenças assim como a aspiração do povo chinês pela sinceridade, bondade e a beleza.
O nó chinês é uma arte milenar. Segundo registros históricos, ainda nos tempos remotos, os ancestrais chineses registravam os assuntos com nós nas cordas. Esta tradição foi mantida até o surgimento dos caracteres primitivos. Durante a formação da civilização chinesa, a corda era muito usada. Na pronúncia chinesa, a corda tem o mesmo som da palavra divindade. Há ainda uma lenda, acredita-se que o dragão divino venerado pela nação chinesa por ser considerado como "descendente do dragão" e a corda parece justamente um dragão curvado. Na pré-história, a imagem do dragão divindade era expressa através da variação de nós na corda.
O entrelaçamento da corda também era muito usado no cotidiano dos chineses. Citando como exemplo, no vestuário, os chineses gostavam de entrelaçar panos na cintura para ajustar as roupas. Posteriormente, surgiu o nó em forma de botão. Os chineses costumavam utilizar a jade como botão, usavam ainda várias pedras de jades presas a uma corda, formando um belo cinto. Além disso, os ancestrais carregavam carimbos por toda parte. Por isso, muitos carimbos possuem um buraco para ser amarrado. Os espelhos de bronze também ganharam orifícios para facilitar o manuseio.
O nó de corda possui ainda outras funções que ultrapassam o âmbito decorativo, pois são simbólicos. Por exemplo, é comum nos casamentos colocar o nó de corda na cortina do leito, pois isto impedirá o casal de se separar e vai mantê-los apaixonados para sempre. Colocar o entrelaçamento de corda na jade implica no desejo de que tudo corra bem, de vento em popa; no leque significa boa sorte e que tudo aconteça de acordo com o desejado. Muitas poesias chinesas também descrevem o nó de corda com propriedade.
Existem muitas formas diferentes de nós chineses. Sendo a mais comum borboletas, flores, pássaros, dragões, peixes, e até mesmo sapatos. Culturalmente eles eram usados para afastar os maus espíritos ou agir como boa-sorte para o chinês em seus casamentos.

Segue agora alguns exemplos de nós chineses:











 
 
 
 
 
 
Curiosidade: Em chinês, o "Jie" (nó) significa a harmonia e união e possui o som parecido com "Ji". Ji por sua vez, significa a boa sorte, felicidade, longevidade e prosperidade. Por isso, o nó de corda torna-se o portador de parte da cultura tradicional chinesa.
 
 
 
fonte:http://portuguese.cri.cn/152/2007/05/23/1@67824.htm
 http://kungfumaringa.blogspot.com/2009/02/os-maravilhosos-nos-chineses.html
 http://catrela.blogspot.com/2008/09/ns-chinesa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário