quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Evidencia histórica de origami modular


A primeira evidencia histórica de um projeto de origami modular vem de um livro japonês feito por Hayato Ohoka, publicado em 1734 chamado Ranma Zushiki, neste livro contém uma impressão que mostra um grupo de modelos tradicionais de origami, um dos quais é um modular cubo, e é indicado como tamatebako (um cubo modular que pode ser aberto a partir de qualquer lado) ou uma “mágica arca do tesouro”. Isao Honda Mundial do Origami (publicado em 1965) possui o mesmo modelo onde foi chamado de caixa cúbica, os seis módulos necessários para elaborar o cubo foram desenvolvidos a partir de dobras tradicionais e cada módulo constitui uma face do modelo terminado.
O origami modular não se restringe apenas ao cubo, existem vários outros modelos, incluindo bolas de flores de papel dobradas conhecidas como kusudamas ou bolas medicinais, porém muitas kusudamas não são consideradas origamis modulares, pois geralmente é utilizado algum meio de fixação que não seja o papel para dar forma a elas.

                                                        Exemplo de um modular cubo 

                                                                              Exemplo de uma kusudama

  Curiosidade: A maioria dos modelos tradicionais são, porém, de peça única e as possibilidades inerentes ao conceito de origami modular não foram explorados, até a década de 1960, quando a técnica foi re-inventada por Robert Neale nos EUA e mais tarde por Mitsonobu Sonobe no Japão. Desde então, a técnica do origami modular tem sido popularizada e desenvolvida extensivamente, e até agora há milhares de projetos desenvolvidos neste repertório.


Fonte:http://nikkeypedia.org.br/index.php/Origami
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FModular_origami&anno=2

Um comentário: